Análise Fundamental - DEER 



A próxima aposta da Carteira de Investimentos by Champignon vai passar, como já tinha dado pistas anteriormente, por uma empresa dirigida ao consumidor chinês.

Esta empresa é a DEER, Deer Consumer Products, Inc. (NASDAQ Global Market: DEER).

Estava a fazer uma procura com as características que apresento em seguida,,,quando encontrei a DEER.
  • PER < 40 
  • PER provisonal <25 
  • Insider Ownership > 30% 
  • Sem dívidas 
  • Current Ratio >3 
  • Margens Liquidas positivas 
  • EPS crescente 
  • Presença institucional < 50% 
Foi então que me deparei com a DEER. Actuava exactamente no sector que procurava…Fantástico!
Passemos então á descrição da empresa:



Descrição

A DEER é uma empresa chinesa que é designer, fabricante e vendedor de pequenos electrodomésticos para casa e cozinha. Produtos como liquidificadores, espremedores , picadores de gelo etc. Podem ver aqui os seus produtos:

http://www.deerinc.com/web/product.asp

Os produtos são vendidos tanto no mercado Chinês como para mercados de exportação. No mercado interno, os produtos são vendidos principalmente sob a marca Deer (德尔), 

No mercado externo, os produtos são vendidos a empresas que depois os comercializam sob marcas próprias. Como exemplo temos marcas como a Black & Decker, Betty Crocker Cozinhas, Ariete etc.

A empresa tem 200 empregados e uma capitalização bolsista de 387M. Ainda é uma empresa relativamente pequena e com margem para valorização.

Tem capacidade de produção anual estimada de 14 milhões de unidades. Apenas está a utilizar 50% da sua capacidade.

A produção é totalmente integrada, automatizada e com capacidade interna de produzir tudo, desde os componentes internos, incluindo motores eléctricos, tal como, componentes exteriores e montagem final.

Mais de 95% das vendas foram feitas apenas com a sua produção interna.

A DEER vende a nível externo directamente ás marcas que vão efectuar a venda final. No caso do mercado interno a venda é feita a lojas de retalho.

A empresa está neste momento focalizada em concentrar os seus esforços no mercado interno. Veremos esses dados durante o capitulo da Análise Fundamental.


Comentários ao modelo de negócio

É, em minha opinião, um sector interessantíssimo.


  1. É um negócio fácil de entender. Vende mini electrodomésticos. Mais simples é impossível 
  2. Está a apostar no mercado interno. Já percebeu, e bem na minha opinião, que o mercado externo pode estar perto da saturação, embora grande parte da produção tenha sido descentralizada para a China. A empresa está a apostar no mercado interno onde ,em 2008, conseguiu um aumento de 600%. Esse projecto começou em Abril de 2008. 
  3. Além do preço, a empresa parece ter também alguma preocupação com a qualidade. O seu Know How ,por fabricar produtos para empresas de renome, a isso obriga. Isso é uma vantagem para a DEER. 
  4. O tipo de produtos que a DEER vende são exactamente aqueles que mais aumento de procura têm quando há aumento de poder de compra da classe média. As razões são as seguintes:
               -São produtos com valor unitário relativamente baixo. São os primeiros a comprar quando há aumento de rendimento.
               -São as mulheres que mais compram este tipo de produtos. Está provado que são elas que mais gastam quando há mais poder de compra

Podem ver o crescimento de equipamentos deste género na China, nesta tabela:


$ in billions)

Kitchen


Living


Personal Care


Total

Year

Sales


Growth(%)


Sales


Growth(%)


Sales


Growth(%)


Sales


Growth(%)

2006

$
9.14





$
1.50





$
1.05





$
11.69




2007


10.46



14.4
%


1.69



13.0
%


1.16



10.8
%


13.31



13.9
%
2008


12.40



18.5
%


1.99



17.7
%


1.34



15.5
%


15.74



18.4
%

Para se ter noção, um Chinês de classe média, tem em média 5 pequenos electrodomésticos. Um Americano tem 30…



Análise Fundamental


VALUATION MEASURES



Market Cap (intraday)5:
398.42M
Enterprise Value (29-Mar-10)3:
314.22M
Trailing P/E (ttm, intraday):
22.91
Forward P/E (fye 31-Dec-11) 1:
13.57
PEG Ratio (5 yr expected):
0.54
Price/Sales (ttm):
4.76
Price/Book (mrq):
3.54
Enterprise Value/Revenue (ttm)3:
3.86
Enterprise Value/EBITDA (ttm)3:
20.041


FINANCIAL HIGHLIGHTS





Profitability
Profit Margin (ttm):
15.21%
Operating Margin (ttm):
17.49%




Income Statement
Revenue (ttm):
81.34M
Revenue Per Share (ttm):
3.57
Qtrly Revenue Growth (yoy):
177.80%
Gross Profit (ttm):
20.17M
EBITDA (ttm):
15.68M
Net Income Avl to Common (ttm):
12.37M
Diluted EPS (ttm):
0.53
Qtrly Earnings Growth (yoy):
1292.00%


Balance Sheet
Total Cash (mrq):
79.33M
Total Cash Per Share (mrq):
2.431
Total Debt (mrq):
6.21M
Total Debt/Equity (mrq):
N/A
Current Ratio (mrq):
4.905
Book Value Per Share (mrq):
3.354


Cash Flow Statement
Operating Cash Flow (ttm):
384.22K
Levered Free Cash Flow (ttm):
-7.60M





Enquanto o Nº de Acções cresceu 207% o resultado líquido cresceu 365%. Isto confere valor para o accionista em 76%. É isto que interessa.

Isso vai ver-se, por consequência, no EPS
EPS 2008- 0,2 Usd
EPS 2009 – 0,53 Usd

As contas do EPS foram feitas com base, não através do número total de acções, mas sim na média de acções ao longo do ano. Isto é o valor que se encontra no relatório oficial. Ou seja como o aumento de capital só foi feito em Dezembro, as contas foram feitas apenas com 23M de acções. Só reparei nisto agora. Que pena! Perdi um pouco do entusiamo. Isto porque as próximas contas a fazer vão ter que ser com as acções totais, ou seja, 32M. Isto vai levar a diluição do EPS. O EPS para 2009 seria então de 0.38 Usd.

Neste momento o mercado interno ainda representa apenas 20% para a DEER. O resto provém do exterior.

A estratégia da empresa passa, como disse anteriormente, por uma expansão interna. Esta estratégia de expansão começou apenas em Abril de 2008.
Saliente-se, no entanto, que a empresa continua a aumentar a sua cota de mercado exterior.

Vemos que as margens sempre na casa das dezenas, portanto gordas. Segundo a empresa, o mercado interno confere ainda maiores margens ao seu negócio. Fantástico.
A empresa não apresenta dívidas de longo prazo e tem algum Cash no balanço. Que diferença para as empresas da Tugolândia.

Apenas 3 analistas seguem esta empresa e esperam um EPS entre 0.70 e 0.75. Isto dá um aumento de +- 40% face a 2009. As expectativas estão talvez demasiado elevadas.

Outro factor positivo é o facto de ter mais de metade da empresa na posse dos seus fundadores e administrativos. Ninguém, mais do que eles, quer que a sua posição se valorize.
Os investidores institucionais vulgo “tubarões”, como muitos lhe chamam, ainda só “têm” 17% das acções. Quando eles perceberem que se trata de uma boa empresa (como espero que venha a acontecer), vão atacar a acção e a cotação irá subir.


Perspectivas para o futuro

A empresa espera quem em 2011 as suas vendas já sejam feitas 52% no mercado interno, querendo ao mesmo tempo aumentar as suas cotas de mercado na exportação. São esperados para 2011 vendas de 197 Milhões. Mais do dobro do actual é sem dúvida, aliciante.
Lembro que, segundo a empresa, ela só está a trabalhar a 50% da sua capacidade produtiva. Logo não deverá necessitar de capital extra para aumentar a sua capacidade.
A empresa está a promover, a nível interno, a expansão da marca DEER. Isto vai promover um maior conhecimento da marca e abrir caminho para uma futura investida da própria empresa no retalho. Segundo parece é um conceito que querem explorar e que eles chamam “One Stop Shop”.

A DEER está em 900 lojas no momento, esperando 1500 para 2010 e 20 000 a longo prazo.

São projectos sem dúvida ambiciosos.

Outro factor que eles realçam é que conseguem produzir 40 a 50% mais barato que os produtores estrangeiros, e que a maior parte dos concorrentes chineses pelo menos preço tem menos qualidade. Acredito que seja verdade, embora não o possa confirmar.


Conclusões Finais

A empresa não se encontra neste momento barata. Isto por um lado dá alguma confiança, por estranho que possa parecer. No caso da FUQI a empresa parece “barata demais”. Neste caso parece-me que o mercado está a avaliar melhor a empresa.

Ela apresenta um PER, calculado com o número de acções totais de 31.5.

Elevado, é certo. Mas se as vendas em 2 anos subirem 100% como a empresa (e eu próprio) esperamos, o resultado irá também dobrar. Se a empresa apresentar resultados dentro de 2 anos de 25M, e mantendo estável o número de acções ficaríamos com um PER de 15.

No entanto, a crescer a este nível, a empresa pode perfeitamente apresentar um PER de 30. Assim dentro de 2 anos a cotação estaria em 24 Usd.


Estaria mais confiante no valor futuro desta acção se:



  1. A conta do EPS do relatório ter sido feita com um número médio de acções. 
  2. Os analistas esperarem resultados de 0.75 de EPS em 2010, e valores esses, que eu apenas antecipo para 2011 
Isto pode levar a enormes Gapdowns caso a acção não atinja os valores desses tais analistas, coisa que eu admito perfeitamente. Acho que eles estão demasiado optimistas.

De outra forma estaria quase 100% seguro nesta acção.

Mas vou arriscar, porque gosto demais do modelo de negócio e do caminho que a administração da mesma está a seguir. Vai exactamente de acordo com o meu pensamento macro-económico.

Custa entrar numa empresa com um PER de 30. Mas quantas vezes não tiverem as grandes empresas como a Google etc, outrora pequenas, com PER´s destes e maiores, e continuaram a crescer a números superiores ano após ano?

Vou então acreditar no crescimento desta, ainda pequena, empresa chinesa...

Resultado: Comprar 10% em acções da DEER ao preço de abertura de amanhã.


Relembro também que isto é apenas a opinião do autor, não podendo ser confundido como uma recomendação de investimento



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