Análise Fundamental - O que é afinal?
.
Hoje será colocado o primeiro artigo no www.fundamentalmentebolsa.com. Vou tentar explicar sumariamente o que é Análise Fundamental.
.
Quando se fala de acções, a Análise Fundamental é uma técnica que tenta determinar o seu valor intrínseco, centrando-se sobre os factores que afectam o negócio real de uma empresa bem como as suas perspectivas futuras.
Pode-se também, num âmbito mais amplo, executar a análise fundamental apenas num determinado sector ou na economia como um todo.
Este tipo de análise da foca-se apenas na situação económica de uma entidade, em oposição ao estudo dos movimentos do seu preço. Esta última técnica chama-se Análise Técnica.
.
A Análise Fundamental serve para responder a perguntas, tais como:
.
A receita está a crescer?
É realmente lucrativa?
Está melhor que os seus concorrentes?
É capaz de pagar suas dívidas?
É a gestão transparente?
.
Tudo realmente se resume a uma questão: Será esta empresa um bom investimento?
Pense em análise fundamental como instrumento para ajudá-lo a responder esta pergunta.
.
No entanto temos que conseguir distinguir a parte quantitativa da parte qualitativa.Os vários factores fundamentais podem ser agrupados nessas duas categorias.
Quantitativa - capaz de ser medido ou expressa numericamente.
Qualitativa - relacionados ou com base na qualidade, independentemente, oe seu tamanho ou quantidade.
.
Sendo os fundamentos quantitativos numéricos, é relativamente fácil ver esses mesmos dados quantitativos nas demonstrações financeiras. Aí podem-se observar as vendas,os lucros,activos, passivos, etc com alguma facilidade.
Quanto aos fundamentais qualitativos, são mais complicados de analisar. Não estão nos balanços e compete ao analista saber avaliar os mesmos. Daí a Análise Fundamental não ser uma ciência exacta.
Aqui estão incluídos coisas como o valor dos seus gestores, capacidade tecnológica face á concorrência, valor comercial da marca, patentes etc. Aqui é preciso uma grande sensibilidade por parte de quem analisa. Ao contrário do que muita gente pensa Análise Fundamental não se trata apenas de estatísticas.
.
Só conjugando estes dois valores podemos chegar ao valor íntrinseco da acção.
.
Afinal, o que é o valor intrínseco?
Não é mais do que o valor “real” da acção.
.
Mas a acção o preço de mercado não é o valor “real”?
Não necessariamente. As acções andam ao sabor do momentum do mercados, embora no longo prazo tendem a reflectir o seu valor fundamental. O papel do analista fundamental é tentar abstrair-se do momentum e tender perceber falhas de avaliação do mercado em determinada empresa, de modo a tentar aproveitar uma potencial subvalorização e comprar uma acção com preços de “saldo”.
.
No entanto isto leva a duas perguntas:
-Estará a meu valor intrínseco correcto?
-Quanto tempo levará o mercado a dar-me razão?
.
Por isso defendo que a Análise Fundamental deve ser conjugada com Análise Técnica. Se o mercado não nos der razão, não adianta ir contra ele.
.
Isto foi apenas uma pequena introdução á Análise Fundamental. É complicado num post apenas tentar explicar o que é Análise Fundamental, Muitas mais coisas podiam ser ditas, e concerteza abordarei mais em detalhe futuramente aqui no blog.
.
Espero que este artigo tenha sido útil.
Comentários
Enviar um comentário