EPS ( Earnigs per Share) - O que significa? Como se calcula? 


O EPS é talvez o dado mais importante quando se utiliza Análise Fundamental. Este rácio representa a parte do lucro de uma empresa atribuída a cada acção. É calculado da seguinte forma:

EPS = Resultado Líquido / Nº de acções emitidas 

O EPS é talvez o melhor indicador para perceber a rentabilidade de uma empresa.

Quanto maior for o EPS maior será o valor de cada acção. É este valor que na realidade faz crescer o valor da acção. Geralmente uma empresa "comum" com um EPS de 1 euro por ano andará na casa dos 10 euros por acção, enquanto que uma empresa que tenha um EPS anual de 10, dificilmente valerá menos de 100 euros por acção. Isto é uma ideia bastante simplista, mas serve apenas para dar uma noção básica.

Por exemplo uma empresa que embora mantenha lucros grandes, mas que vai emitindo sempre novas acções, está a diluir o valor do acionista. Por cada acção o accionista está a receber menos valor. O EPS não deixa escapar esse facto. Nos USA todas as empresas são obrigadas a divulgar este valor. Em Portugal, muitas empresas não o apresentam, tendo que ser nós próprios a calcular. A CMVM deveria obrigar as empresas Portuguesas a fazê-lo.

É portanto expectável, que uma empresa que duplique anualmente o seu EPS veja todos os anos a sua cotação duplicar. O contrário também será verdade.

Tendo o EPS, é então fácil encontrar o PER de uma empresa . Falei deste rácio no artigo passado.
Relembro também que em tese, a taxa de crescimento do EPS deverá deve ter números parecidos ao PER.
Comparando estes 2 simples rácios já podemos fazer uma avaliação, se bem que muito simplista, de uma empresa.

Há muitos mais factores a considerar, que irei abordar ao longo do tempo.
Qualquer rácio financeiro não é,nem nunca será, a formula mágica para encontrar o valor de uma empresa. 

Um facto que o cálculo do EPS não consegue descortinar é perceber com que capital foi realizado determinados resultados líquidos. Duas empresas que apresentem o mesmo EPS será mais competitiva a que utilizar menos recursos para apresentar o mesmo lucro.

Outro factor, talvez o mais importante, é o facto de haver habilidades contabilisticas. É bastante comum não haver distinção entre resultados recorrentes de não recorrentes. Os resultados não recorrentes são proveninetes de receitas extraordinárias, ao contrários dos recorrentes que resultam da actividade normal da empresa. São esses que nos interessam. Muitas vezes as empresas tentam disfarçar isso, ao apresentar resultados que de facto não correspondem á actividade da empresa. Mais tarde escreverei um artigo elaborado sobre isso.


Voltando ao EPS, volto a lembrar que é um rácio de extrema importância, se não o mais importante. Mas tal como outros, sozinho de nada vale. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue