Análise Fundamental - FUQI


Resolvi hoje analisar uma empresa que já tinha entrado no meu radar, mas que nunca a tinha analisado como “deve ser”, por achar que tinha perdido o comboio. Hoje, após uma queda de 35% ganhei coragem para analisar. Estou a falar da FUQI.

E tendo em conta os mercados estarem imparáveis, e a carteira estar exposta aos shorts neste momento, quis encontrar posições longas para abrir. E realmente encontrei uma para fazer companhia à futura compra da JMT. Passemos á análise.

Tipo de negócio

 Fundada em 2001, Shenzhen Fuqi Jewelry Co., Ltd é uma empresa líder na criação de jóias preciosas de alta qualidade na China,. Faz o desenvolvimento, design, promoção e venda de uma vasta gama de produtos para o mercado de luxo chinês.
Os seus produtos são feitos a partir de metais preciosos, como platina, ouro e ouro Karat (K-ouro), bem como os diamantes e outras pedras preciosas.

 O seu target é a classe média/alta chinesa com uma faixa etária entre os 20 e os 50 anos.

Até 2007 a empresa actuava apenas na produção e distribuição. Hoje em dia além dessa actividade tem vindo a desenvolver a área do retalho. Conta hoje com mais de 70 lojas de marca própria na China. Tem mais de 900 empregados, 800 deles ligados á sua unidade de produção.


Aqui está os site da empresa
http://www.fuqi.com.cn/Index2.Html


Comentários ao modelo de negócio:

Pessoalmente, é um sector que me atrai bastante.
Estamos a falar de uma empresa que dirige os seus produtos ao consumidor de classe média/alta chinês. Se há alguém no mundo que está a aumentar o poder de compra per capita, são os chineses.
Reparem:

 -Grande mercado de retalho – O mercado Chinês é um dos maiores do mundo, com potencial para se tornar o maior.

- Mercado dos artigos de luxo – Com o aumento do poder de compra, será dos mais beneficiados

- Potenciais Clientes -  Estamos, em minha opinião, no mercado com mais potenciais clientes do mundo inteiro. Ainda para mais, o target deles são os que estão agora a começar ou a viver ,pela primeira vez, o capitalismo.
A taxa de poupança dos chineses sempre foi elevadíssima, mas neste momento está a haver uma inversão. As famílias já começam a gastar e, inclusive, recorrer ao crédito para usufruir dos mais variados bens.  Isso é bom para o tipo de negócio da FUQI.

-Alterações de preferências – Está cada vez mais a existir uma ocidentalização do cidadão Chinês. E assim sendo, as jóias vão entrar nas suas preferências.

-Favoráveis mudanças regulatórias - Como membro da Organização Mundial do Comércio a China está a eliminar uma série de restrições à propriedade estrangeira e operação de lojas de retalho.
. As tarifas sobre pedras preciosas, ouro, prata e pérolas foram reduzidos nos últimos anos, baixando assim o preço de venda ao público.

-A expansão do modelo negócio para o retalho, ao invés da concentração exclusiva na distribuição. A empresa está a apostar forte nos últimos tempos, na expansão do mercado de retalho com aberturas de lojas com marca própria.



No entanto, em também alguns factores negativos:

-As vendas no retalho são ainda marginais, comparando com os da distribuição.

-O Bull Market que o ouro vive, faz aumentar o preço do produto final. Isto leva a duas hipóteses para a Fuqi:

       -Ou vende o produto mais caro, e tem um decréscimo de vendas. Mesmo que com o aumento do poder de compra, isso possa não ter um impacto significativo. Vai depender muito do valor do ouro. Isto porque a empresa não faz grandes stockagens.

        -Ou baixa as suas margens para vender mais barato. E não tem muita margem para fazer isso. Por isso, acho que não irá passar por aí a solução.







Bem vamos então para a fase seguinte. A análise individual da empresa.


Análise Fundamental

A Fuqi tem uma Marketcap de 328.8 M USD e apenas 35% está no poder de institucionais e 43% ainda está na posse dos responsáveis da empresa. Gosto desse tipo de empresas.

Tem o seguinte histórico:



Estamos a falar de uma empresa de crescimento exponencial, como podem ver nesta tabela.


As variações são comparando sempre com o ano transacto.

Vemos uma empresa que está a aumentar em média, nos últimos 6 anos o seu EPS em 65%. Incrível!

Não será expectável manter este ritmo, pois a empresa está maior. E quanto maior, mais difícil é crescer ao mesmo ritmo. Mas vamos analisar então as perspectivas de crescimento da empresa.

Mas primeiro que tudo… o que terá provocado esta queda de 37% de hoje?

Parece que houve uma conjugação de factores que levaram a esta queda, tudo no mesmo dia.
O mais grave do todos parece ter sido uma “falsificação” das contas nos relatórios deste ano.  Empresas de advogados já ameaçaram com processos etc.
Aliado a isso foram revistas em baixa as expectativas de vendas para o 4º trimestre, que costuma ser o mais forte da empresa.

Que dia negro! Mas será que se justifica uma queda destas?

Em minha opinião é mais o pânico do que os motivos fundamentais para esta queda.

Passo a explicar:

O erro no EPS, segundo foi noticiado, foi de 0.15 a 0.19 USD.
As revisões em baixa do 4º trimestre apontam para vendas de 175M. Isto daria na casa dos 14M de lucro e 0.50 de EPS. Estes cálculos foram feitos utilizando a mesma margem liquida do ano passado.
Juntando ao EPS até Setembro que foi de 1.38 os 0.50 estimados do 4º trimestre, dará 1.88 USD de EPS. Retirando os tais 0.19 USD, ficaríamos com 1.69 USD de EPS. Isto á cotação actual dá um PER de 7.
Mesmo com este erro das contas, o EPS vai crescer quase 50%. E relembro que temos um PER de 7 e que a empresa tem crescido sempre na casa das dezenas nos últimos 6 anos.

Por isso parece-me que isto foi mais uma onda de pânico, mas sem grandes motivos de sustentação.

Isto dos erros nas contas abre um precedente grave. Mas também não é o fim do mundo. Muitas empresas chinesas sofrem deste problema de credibilidade.

Quais são então os produtos que a Fuqi vende e com que distribuição:



Vemos que o Ouro está a assumir um papel de relevo. Isto pode ser negativo, devido á situação que referi na situação macro económica.
Vejo também o sector dos diamantes a crescer. Eles só fazem por encomenda, logo nunca têm stocks. Parece-me positivo.

Desta distribuição não se podem tirar muitas mais conclusões.


Vamos agora a uma parte que considero importante. Como são vendidos o produtos?
Como já disse anteriormente, a empresa tem investido no sector do retalho. Até 2007 eles eram apenas fabricantes.

Normalmente eles aplicavam uma margem de lucro de 10-14% sobre o preço da matéria prima, referentes ao design e produção. Depois vendiam aos seus distribuidores. . Esses distribuidores depois aplicavam uma margem de 30%.


Então a gestão da Fuqi pensou:

Porque estamos nós a dar 30% aos distribuidores? Porque não abrir as nossas próprias lojas?
É nisso que estão, a meu ver bem, a apostar. Estão a conseguir margens superiores. Isso vai se traduzir em lucros maiores.

As suas lojas têm também um modelo interessante. O valor das rendas varia consoante o volume de vendas. Isto é muito positivo caso haja algum decréscimo de vendas. Digamos que a empresa está a jogar pelo seguro. Assim não dá um passo maior que a perna.
Das mais de 70 lojas, só 7 não estão neste sistema.

Pena ser ainda um valor residual.  Em 2008 só representou 5%.
Em 2009 segundo as previsões da empresa irá crescer bastante neste sector. As vendas, neste sector, comparando o 4º trimestre de 2008 com o 4º de 2009 são 3 vezes maiores.

Como podem ver pela tabela as margens são muito mais interessante se a empresa continuar com as próprias lojas. Os custos de exploração compensam largamente a margem que os distribuidores levam.



Continuo então optimista na expansão deste modelo.

Outro factor positivo que reparei é que mesmo dentro do sector da distribuição, não há nenhum cliente que represente mais de 10% das vendas. Isso é extremamente positivo, porque não leva a dependência de ninguém em particular.


Falta o balanço. Será esta uma empresa saudável?



Parece que é super saudável. Não encontro nenhuma empresa portuguesa com rácios destes. Provavelmente vem da cultura chinesa que ainda não entrou no hábito de se endividar em demasia. O capitalismo ainda é uma coisa “recente”.

Todos os passivos que tem são de curto prazo (motivados maioritariamente pelas compras de matéria prima), e geralmente os capitais próprios são superiores aos seus passivos.

Neste teste também passa.


Tecnicamente

Com este Gapdown a empresa está completamente oversold e próxima do suporte na casa dos 11.5. Essa foi durante 2008 uma resistência muito importante para a FUQI.

De qualquer forma toda a motivação de compra é estritamente fundamental.



Comentários finais

Penso que esta queda é uma excelente oportunidade de compra. Uma empresa com um crescimento destes tem que apresentar um PER condizente com esse mesmo crescimento. Em tese o PER deve ser parecido á sua taxa de crescimento.

Não acredito que vá continuar a crescer 50% ao ano, devido ao custo das matérias primas. Mas com esta aposta no mercado retalhista e com o aumento de margens, acredito perfeitamente que pode crescer a um ritmo de 20-25% ao ano.

Adoro o tipo de negócio.Que os chineses estão a aumentar o seu poder de compra, acho que ninguém duvida. E estamos no sector certo para reflectir esse mesmo aumento. Os produtos de luxo.

Esta empresa tinha que ter, pelo menos um PER de 20.

Isto daria uma cotação de 34 euros. São 280% de potencial de valorização.

Acho que o mercado ainda tem uma desconfiança geral em relação ás empresas chinesas por situações como as que aconteceram ontem com a FUQI. São situações recorrentes, infelizmente. Mas é mais o alarido do que propriamente o impacto neste caso.

Ainda há também muita margem para os grandes fundos poderem investir nela. Os instuticionais apenas têm 35%. Acho que ainda não o fazem por uma questão de credibilidade.

E quando esse investimento institucional acontecer, e deixarem de pairar estas nuvens negras, a acção vai ter múltiplos mais condizentes com o seu valor.
É óbvio que também a mim me pode estar a escapar qualquer coisa. Espero que não

A carteira de investimentos vai então adquirir 10% em acções da Fuqi ao preço de abertura de amanhã.



Relembro também que isto é apenas a opinião do autor, não podendo ser confundido como uma recomendação de investimento

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